Como posicionar sua empresa no mercado competitivo
- 17 de ago. de 2018
- 2 min de leitura

A dinâmica atual do mercado de produtos e serviços exige que um negócio, para ser bem-sucedido, ofereça muito mais do que o binomio da qualidade e preço competitivo.
Em primeiro lugar precisamos definir o que é posicionamento, ou seja, a arte de percepção do seu público-alvo tem em relação ao seu produto, ponto de venda, preço, sua equipe de colaboradores e não menos importante, a sua comunicação com o mercado.
A dinâmica atual do mercado de produtos e serviços exige que um negócio, para ser bem-sucedido, ofereça muito mais do que o binomio da qualidade e preço competitivo. Elabore o perfil estratégico da sua empresa seguindo estes conselhos. Quanto mais disputado o mercado maior a necessidade de você se posicionar estrategicamente seu produto. Isso precisa ser feito de forma clara, objetiva e de forma bastante criativa.
Mas como você atinge seu posicionamento no mercado?
1 - Busque identificar a característica do diferencial do seu negócio em relação a concorrência, e o que torna o seu produto ou serviço especial e atrativo. Você tendo a resposta para este questionamento anterior, com certeza você saberá o que oferecer aos seus clientes em potencial.
2 - Outro ponto. Desenvolva o aperfeiçoamento do diferencial da sua empresa, inovando sempre. Este é o segredo para mantê-la bem posicionada no mercado ao longo do tempo.
3 - Divulgar a sua oferta de produtos ou serviços para que os seus colaboradores potenciais saibam o que você tem para oferecer. Por mais que determinados artigos ou serviços tenham qualidade e com preço, se o cliente não souber que eles existem não haverá compra.
4 - Para divulgar o seu produto, escolha o meio mais adequado para o público que você quer atingir. Você pode usar publicidade tradicional, e-mails, redes sociais, newsletters, folhetos ou placas e luminosos, entre outros recursos.
5 - Mantenha os seus clientes sempre altamente satisfeitos. Pergunte a quem se interessar pelo seus produto ou serviço em que mais você pode atendê-lo. Se um cliente ficar insatisfeito, descubra o que falhou e corrija o problema para que ele não se repita com outros consumidores.
6 - Mantenha-se informado sobre as mudanças no mercado e na concorrência. Assim você identificará oportunidades e programará ações para evitar riscos.
7 - Faça o esforço necessário para que as atividades diárias sejam realizadas adequadamente, mas sem perder de vista as necessidades a médio e longo prazos.
8 - Se você comandar a empresa, delegue funções a pessoas da sua confiança, mas lembre que ninguém pode substituir você na direção geral do seu empreendimento.
Artigo publicado no site administradores.com.br












































Comentários